A lubrificação, um pequeno acto que poupa varias despesas mas que ainda assim muitos não se dignificam a fazer ou a dar atenção.Este assunto varia de modelo para modelo e todos os manuais informam detalhadamente de como o fazer para o modelo em questão.
De qualquer forma vou deixar algumas dicas de mantenção para varios tipos de armas de Airsoft.
AEG:A AEG é das armas de Airsoft que requer menos cuidados com a manutenção. De qualquer forma o dizer que requer menos não é o mesmo que não requer. Ainda é preciso ter em conta que upgrade e etc. aumento esses cuidados.Uma AEG de origem (norma entre os 0.8j a 1j) apenas requer alguns cuidados basicos de limpeza para durar varios anos.Após todos os jogos limpar o exterior com uma pano suave e se possivel embebido em Spray de silicone. Isto limpa e a camada de silicone protege dá brilho ao plástico e protege o metal.Verificar o fosso do carregador e limpar com um pincel e de seguidar dar duas ou três borrifadelas de spray de silicone.Nos modelos que abrem a janela de ejecção para afinar o o hophup devemos também dar uma borrifadela ai.
NOTA: Após lubrificar o Hopup este não actua como é suposto. É aconselhavel disparar aprox. 500 tiros para retirar o lubrificante em exesso da borracha do hopup e depois afinar.
Limpeza do cano.A limpeza do cano pode ser efectuada no minimo uma vez por mês em canos de origem e após todos os jogos para canos de precisão. Não adianta investir num cano de precisão se não o limparem SEMPRE QUE USAREM A AEG.A limpeza do cano é sempre feita com o hopup no minimo e com a vareta incluida na arma com uma tira de pano suave na ponta. Recomendo borrifar o pano com um pouco de silicone. A vareta nunca deve ser inserida além do hopup.
Carregadores.Retirar lixo e borrifar um pouco de silicone no orificio das BB´s em low/real/mid.Borrifar silicone na roda e para dentro do reservatorio em Hicaps cuidamos basicos de limpeza é verificar se há lixo em ambos os casos prolongam a vida dos carregadores e evitam falhas de alimentação.
Gearbox.Regra geral não mexam na gearbox. A lubrificação dura cerca de 50 000 disparos. Isto é reduzido em casos de upgrade. Para os que não sabem fazer devem entregar este serviço as lojas ou a alguem com experiencia. Usem lubrificantes PRÓPRIOS para gearbox. As rodas usam um tipo de lubrificante e o cilindro outro. Há quem até opte por usar oleo fino (maquina de costura) nos bushings.
Springers.Basta limpar e borrifar spray de silicone no fosso de carregador e zona do cilindro.Pistolas- Puxar a corrediça a trás e borrifar na zona do cão. Entra directo na area do cilindro do arShot Guns- Borrifar na admissão das BB´s. Geralemente o cilindro esta em zona de dificil acesso por isso convem usar palheta no spray e borrifar pelo gatilhoSnipers / bolt action. Lubrificar o cilindro e fosso do carregador. Atenção ao efeito hopup, disparem o suficiente para verificar que está em pleno antes de usar em jogo.
GBB Gas Blow Back AKA o terror da lubrificação.As GBB são as armas que mais cuidados requerem. São temperamentais e a falta de lubrificação pode resultar na sua morte.Estas pistolas devem ser minuciosamente limpas após todas as utilizações. Leiam o manual até saberem desmontar e montar as vossa GBB de olhos fechados. Isso facilita o processo de lubrificação.Para o fazer devem seguir os seguintes passos.Desmontar a corrediça, limpar os carris com um pincel. Borrifar silicone ou usar silicone em gotas na camara do blowback.Usar Grease nas partes do mecanismo. Gatilho, cão, striker da valvula.Limpar o exterior da arma e cano como uma AEG.O excesso de lubrificante é igualmente prejudicial, sejam moderados nas quantidades.
Carregadores a gás.O carregador a gás deve ser lubrificado com uma borrifadela de silicone em todas as valvulas, entrada e saida de gás. E periodicamente na mola das BB´s.Devem ser guardados com gás para evitar que as borrachas mirrem.
Em todos os casos usem lubrificantes á base de silicone. Há proprios para Airsoft de marcas como Abbey, American Eagle, Classic Army, e etc.NUNCA USEM NADA QUE NÃO SEJA Á BASE SILICONE!
"Contributo**
Nos bushings não convém usar óleo, mas nos bearings sim! Nos carretos usar massa à base de teflon e no cilindro lubrificante de silicone. Existem marcas como a CA que colocam apenas massa de teflon em todas as peças da arma inclusive no cilindro fazendo com que dure mais tempo.Quanto ao hop-up, ou se abre a arma e se limpa tudo ao pormenor lubrificando apenas a parte exterior da borracha para que ao colocar e tirar ela deslizar e não se rasgar e é o suficiente para manter a borracha embebida, pois a parte interior convem que esteja mais seca que a pitareca de uma freira, ou se faz o seguinte:normalmente e sem desmontar nada reduz-se o hop-up ao minimo e vaporiza-se spray de silicone para dentro do orificio onde entram as bbs na camara de hop-up, encharcando bem o nozzle e todo o hop-up; após isto disparar cerca de 50bbs que vao ajudar a entranhar algum lubrificante no lixo que está nas paredes internas do cano amolecendo-o. Posteriormente mete-se a vareta pelo cano dentro com um pedaço de tecido e vai-se mudando o pano até sair seco e sem lixo... sempre com o hop-up no 0 para a vareta não ferir a borracha. Depois sim, coloca-se o carregador com mais bbs e vai-se disparando em rajada e regulando o hop-up ao mesmo tempo até as bbs começarem a responder ao contacto com a borracha. Ou seja.. lubrificação do nozzle, limpeza do hop-up e limpeza de cano é tudo feito ao mesmo tempo.
Post retirado do [PT]Airsoft
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